Projeto de Ciência Viva na Escola

No âmbito do Projeto Ciência Viva na Escola, CVnE, foram desenvolvidas várias atividades/ projetos:

Chemistry EveryWhere - edição de 2022/23 - 7 a 11 de Novembro

Exposição itinerante de posters cedidos pelo Departamento de Química da Universidade do Minho com o tema : Química para tod@s .

Os oito posters estiveram expostos no átrio da escola, na semana de 7 a 11 de novembro 2022. A exposição foi visitada por alunos de forma livre e por turmas acompanhadas pelos respetivos professores.



 “Dia Nacional da Cultura Científica” - 24 de Novembro

 No Dia 24 de novembro comemoramos o Dia Nacional da Cultura Científica Para assinalar este data, os alunos do 10ºA e 11ºA , promoveram a ação de divulgação cientifica a comunidade educativa através da leitura de um excerto adaptado “ Já tomaste o pequeno almoço? O nosso foi constituído por...” adaptado do livro “ Como fazer pão a partir do ar” de Nuno  Maulide e Tanja Traxler. A atividade terminou com a leitura de um poema de António Gedeão.

Esta celebração teve como objetivo promover o interesse pelo saber científico e festejar o aniversário do nascimento de Rómulo de Carvalho, notável professor de Física e Química, promotor da cultura científica e do ensino da ciência.





Ainda, no dia 24 de novembro de 2022, a turma do TGPSI do 2º ano, na aula de Física e Química, com a colaboração da professora Mª João Antunes, assistiu a um evento online “Encontros (Im)prováveis” entre Carlos Fiolhais e Paulo Pires do Vale, ao qual se associou a Direção-Geral da Educação (DGE) .



Elementar, meu caro Watson! - 29 de Novembro

No âmbito do Projeto CVNE, em pareceria com o Centro de Ciência Viva de Vila do Conde, no dia 29 de novembro, pelas 10h15, foi dinamizada uma atividade intitulada” Elementar, meu caro Watson! destinada aos alunos do ensino básico. Nesta atividade aplicaram-se várias técnicas que um cientista forense utiliza no seu quotidiano para exploração de conhecimentos científicos e técnicas para desvendar crimes e assuntos legais, tais como as impressões digitais e a tipagem de sangue.



Visita ao Planetário do Porto - 29 de Novembro

No âmbito da pareceria com o CAUP, na tarde do dia 29 de novembro de 2022, os alunos das turma do 10ºA e TAS 2 deslocaram-se ao Planetário do Porto, juntamente com as suas professoras de Física e Química e de Biologia e Geologia, Nazaré Sousa e Ana Santos, para participarem na atividade “Universo um Espaço Colorido” Nesta atividade os alunos assistiram a uma Sessão imersiva (Vida uma história cósmica) e participaram num laboratório (Impressão digital dos astros), onde desenvolveram, de forma interdisciplinar, temas no âmbito das disciplinas de Física e Química A e Biologia e Geologia

Na sala da sessão imersiva, foi como se os alunos tivessem entrado dentro de “uma nave espacial”, onde fizeram a maravilhosa “viagem pelo Universo” ,sempre com as explicações, tão pertinentes, do "comandante a bordo".

Esta Visita de Estudo, visou promover estratégias que envolvessem a aquisição de conhecimentos, informação e outros saberes, relativos aos conteúdos das aprendizagens essenciais, bem como, desenvolver a capacidade de observação e descrição e, ainda, promover saudáveis relações interpessoais”.



Atividade Laboratorial: Vulcanismo - 30 de Novembro 

No dia 30 de Novembro os alunos do 10ºA desenvolveram uma atividade onde simularam, em laboratório, erupções vulcânicas para uma  melhor compreensão das caraterísticas dos tipos de erupção quanto:
- aos materiais libertados
- à morfologia do cone vulcânico
- ao caráter mais calmo/ violento da erupção.
O envolvimento dos alunos denotou grande interesse pela atividade e permitiu-lhes melhor
compreensão do tema abordado.



Exposição Presépio Químico - 6 de Dezembro

O subdepartamento de Física e Química, no âmbito do projeto CVnE, construiu uma decoração natalícia, no átrio da escola, utilizando material de laboratório.








Comentários